Guia Acadêmico

A Cosmopolita

A Faculdade Cosmopolita é uma Instituição de Ensino Superior particular, Credenciada pela Portaria nº. 10 73 de 24/11/2015, sob Código 18.077, com sede e foro na Cidade de Belém, Estado do Pará. Firmando seu compromisso com os princípios de qualidade e de contemporaneidade, permitem-se incorporar, em seu projeto acadêmico, o ensino e extensão, contemplando a pesquisa em algumas áreas de sua atuação articulado as demandas regionais, em suas diversidades, afirmando seu compromisso social, através de seu projeto pedagógico.

Missão

Promover o Ensino Superior, a Investigação Científica e a Extensão, visando ao pleno desenvolvimento humano, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, proporcionando condições concretas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Visão

Fortalecimento e Excelência em práticas acadêmica nas diferentes áreas do conhecimento, de modo que sejamos referência na área da educação superior e Inserção de nossos alunos no Mercado de Trabalho.

Perfil

perfil da Faculdade Cosmopolita é o de uma instituição que desenvolve as atividades acadêmicas nas áreas de conhecimento ciências exatas buscando no fazer diário de sala de aula desenvolver um raciocínio lógico e aprender a lidar com conceitos e modelos abstratos.

Na área da saúde, o desafio da formação estar, no saber reconhecer e enfrentar desafios, de modo que o exercer da função não seja prejudicado, afina, o compromisso maior é, e sempre será com a saúde.

Objetivo

O objetivo da faculdade Cosmopolita tem na graduação sua principal atividade, desenvolvida por professores capacitados, conscientes de suas responsabilidades sociais na busca de soluções dos problemas enfrentados no cotidiano.

Graduação

Os cursos de graduação da Faculdade Cosmopolita possuem em seu projeto acadêmico, sintonia com o Projeto Desenvolvimento Institucional. Valorizando a integração teoria-prática e interdisciplinaridade. Para a efetivação do ensino a instituição possui além da sala de aula – ambiente de aprendizagem coletiva, conta com Laboratórios Equipados, além do espaço institucional adequado, no qual o aluno constrói uma parte de sua formação, sustentado em valores que promovam seu raciocínio disciplinado e criativo. Tais espaços compreendem laboratórios, clínica, farmácia, escritório, empresa Junior e serviços especializados, além da biblioteca, ambiente presencial ou virtual, que o aluno frequenta. Respeitando as diferenças de ritmo e a heterogeneidade que caracterizam nossos acadêmicos.
Nessa direção, a construção dos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação assume papel de importância substantiva, na medida em que desejamos formar pessoas capazes de compreender e atuar nas diferentes realidades do mundo, contextualizando-as de forma adequada, sem perder a dimensão do global.

Extensão

A extensão, como prática acadêmica, é instrumento de articulação com os diversos cursos da IES, de forma programada e sistemática, envolvendo a comunidade do entorno, é fator integrador do ensino e da pesquisa objetivando responder à demanda social e representa um compromisso da instituição com a comunidade. Está ligada diretamente aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

Desta forma, ao desenvolver atividades de extensão, a Cosmopolita procura ofertar a comunidade serviços e produtos, oportunizando e conscientizando os alunos com a missão institucional que é de formar cidadãos capazes de pensar, situar-se diante das necessidades do mercado de trabalho, promover, construir o conhecimento e transformar a realidade. Ressaltamos que semestralmente, a Faculdade Cosmopolita promove extensão, ofertando a comunidade ações e serviços adquiridos em sala de aula, desenvolvendo a responsabilidade social da Faculdade Cosmopolita.

Pesquisa

prática investigativa, orientada e desenvolvida em atividades de sala de aula, atividades de extensão e de iniciação científica, originadas dos conteúdos das disciplinas ou de iniciativas individuais dos professores, têm resultado em trabalhos bastante interessantes. Tais atividades demonstram a linha filosófica da instituição na busca permanente pela articulação entre ensino, pesquisa, extensãocomo base para produção de novos saberes e para a construção de novos conhecimentos frentes de intervenção na sociedade.  Vale ressaltar que, as atividades de sala de aula fomentam a Pesquisa, com o objetivo de incentivar novos talentos potenciais entre acadêmicos, mediante sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula é solicitado por meio de requerimento, tendo validade de 2 (dois) semestres letivos, podendo ser renovado, até 2 (duas) vezes. Não é concedido o trancamento de matrícula ao aluno que:

  • Não tenha entregado à Secretaria Acadêmica, todos  os documentos  definitivos indispensáveis à regularização de sua situação;
  • Esteja inadimplente com suas obrigações financeiras;
  • Seja estudante do 1º período.

2ª Chamada de NPC (avaliação)

A segunda oportunidade será concedida ao aluno que faltar a verificação da aprendizagem desde que comprovado motivo justo para sua realização no semestre. A justificativa para sua realização deverá ser protocolada com comprovação do motivo e passará pela avaliação do coordenador. A solicitação de 2ª chamada deverá ser protocolada até 72h depois da realização do NPC.

Revisão de prova

O aluno tem direito a solicitar revisão de prova, até três dias úteis após a publicação do resultado, conforme Calendário Acadêmico. Para tanto, deve justificar amplamente sua solicitação no seu requerimento, cabendo ao professor da disciplina, efetuar a revisão. A reanálise da prova, em caso de recurso, será feita por banca revisora.

Crédito em disciplina

O crédito em disciplina será concedido e as adaptações determinadas pelo Colegiado de Curso, observados os princípios que regem as diretrizes curriculares dos cursos. Ao requerer o crédito em disciplina, o aluno deverá anexar à seguinte documentação:

  • Histórico Escolar, do qual consta a obtenção do crédito na disciplina, em original ou cópia autenticada;
  • Programa da disciplina para a qual está sendo requerido o crédito, carimbado e rubricado pela unidade responsável por sua Ministração;

Troca de turma

A troca de turma só se dará em caráter rigorosamente excepcional, considerados o limite máximo e mínimo de composição das turmas. A solicitação só será analisada quando anexada, ao requerimento, a justificativa comprovada para o pleito em questão. Não será possível, ao mesmo aluno, mais de uma troca no mesmo período letivo.

Carteira de estudante

Ao ingressar na Instituição, o aluno recebe a sua carteira de identificação estudantil, a qual deve ser conservada durante todo o curso.
Em caso de extravio, roubo ou dano, a 2ª via pode ser solicitada ao protocolo mediante pagamento da taxa específica.

Ainda, terminado o processo de matrícula dos cursos, a Instituição encaminha à SEMOB e ARCON, o cadastro geral dos alunos matriculados no respectivo período, para que os mesmos possam se dirigir à referida companhia e retirar a sua carteira de meia-passagem. Tal informação, referente ao período, será veiculada posteriormente na Instituição.