Apresentação
O Curso de Psicologia da Faculdade Cosmopolita está fundamentado na compreensão de ciência e profissão, sustentada na sua ampla base filosófica, epistemológica, histórica, metodológica e científica, respeitando preceitos éticos, teóricos e técnicos.
Processos de educação e formação no campo da Psicologia é com certeza um projeto desafiador e uma imensa responsabilidade social, que exige uma construção coletiva em espaços de diálogo e interação, primando pela leitura da realidade e a demanda da região na qual pertence. Assume-se o compromisso de apresentar uma proposta que assegure um caminho de aprendizagem que promova a articulação dos conteúdos, conhecimentos e práticas em torno dos seguintes eixos estruturantes:
- Fundamentos Epistemológicos e Históricos;
- Fundamentos Teórico-Metodológicos;
- Fenômenos e Processos Psicológicos;
- Procedimentos para a Investigação Científica e para a Prática Profissional;
- Interfaces com Campos afins do Conhecimento;
- Práticas Profissionais.
O curso surge alinhado ao contexto atual, no qual há um consenso entre os pesquisadores brasileiros de que os conhecimentos da Psicologia, enquanto ciência e a prática profissional dos psicólogos, não mais se restringem ao modelo clínico centrado no atendimento individual, tampouco as explicações a respeito da constituição humana centram-se somente em aspectos intrapsíquicos. Por isso, indicam a importância da readequação da atuação profissional, destacando a importância de um trabalho social, em equipes multiprofissionais, que busquem responder, de alguma maneira, os desafios postos pela realidade social na qual os indivíduos estão inseridos, ressaltando sua constituição histórica e cultural.
Durante a faculdade de Psicologia o estudante aprende sobre o desenvolvimento psicológico em diferentes etapas da vida, como a infância, adolescência, juventude e velhice. Além de estudar as características dos principais transtornos psicológicos, suas formas de tratamento e prevenção. Tudo isso baseado em teorias psicológicas e abordagens.
Ao mesmo tempo, o aluno de bacharelado em Psicologia passa por diversas disciplinas práticas, para se acostumar com a vivência da profissão e aprender a lidar com os desafios do dia a dia profissional.