Monitoria

Apresentação​

Quem busca construir um bom currículo ainda na graduação deve saber o que é monitoria acadêmica. De acordo com a Lei 9.394/1996, “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.

A monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante-monitor como uma forma de aproximá-lo da prática da docência. O trabalho acontece sob a orientação de um professor, que supervisiona as atividades de monitoria. O monitor auxilia outros estudantes ao longo do seu aprendizado, esclarece dúvidas e outras atividades definidas no plano de trabalho.

Quais os benefícios da monitoria acadêmica?​

A monitoria é uma prática que pode trazer diversos benefícios para a vida acadêmica e profissional do estudante. Algumas das principais habilidades desenvolvidas com a atividade, como conhecimento, autonomia, dedicação, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe representam competências extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho.

A principal vantagem em realizar a monitoria acadêmica, nesse sentido, é conseguir desenvolver essas aptidões ainda antes de começar a trabalhar formalmente após obtenção do diploma, o que torna o candidato muito mais preparado para o mercado de trabalho tão competitivo que presenciamos hoje em dia.

Horas em atividades extracurriculares:

Outra vantagem da monitoria acadêmica é a possibilidade de utilizar as horas de trabalho na função para comprovação de horas complementares, já que as universidades exigem de seus estudantes a prática de atividades extracurriculares para a obtenção do diploma de graduação.

Conhecimento e autonomia:

Conhecer as dúvidas de outros estudantes, aprender a buscar explicações e soluções de forma descomplicada e criativa, praticar diversos exercícios, estudar sozinho e com maior autonomia são várias habilidades intelectuais desenvolvidas pelas monitorias acadêmicas, já que o monitor deve lidar em seu dia a dia com atividades relacionadas à docência e, por isso, deve buscar se atualizar continuamente.

Experiência:

A monitoria é uma estratégia valiosíssima para a cristalização do conhecimento e deve ser considerada o primeiro passo para a docência. Você verá que, ao longo da monitoria, conseguirá adquirir conhecimento e gerenciar com muito mais facilidade seus estudos e, ao final, estará muito mais preparado para ser professor.

Responsabilidade:

As funções exercidas por um monitor acabam exigindo do estudante um senso de responsabilidade e disciplina muito grandes, uma vez que ele terá que desenvolver atividades que acabam complementando o trabalho do professor e que demandam, portanto, grande compromisso e dedicação por parte do estudante.

Networking:

Uma ótima vantagem de realizar a monitoria acadêmica é a criação e o fortalecimento da rede de relacionamento do monitor, pois ele conseguirá ampliar seu vínculo interpessoal com estudantes, funcionários e professores, mostrar suas habilidades, seu esforço e conhecimento, o que pode ser bastante útil em seu futuro, uma vez que essas pessoas conhecerão o seu trabalho e servirão como possíveis contatos para empregos e colocações no futuro.

Trabalho em equipe:

Uma das grandes competências a serem desenvolvidas com a monitoria é a capacidade de trabalhar em equipe, uma característica extremamente importante de bons profissionais e igualmente valorizada pelas grandes empresas nacionais e internacionais e pelo mercado de trabalho.

Currículo:

A monitoria acadêmica, além dos benefícios intelectuais, agrega também diferencial no currículo do estudante. A experiência de monitor no currículo pode ser uma vantagem para o estudante conseguir o seu primeiro emprego na função, além de ser também interessante para os processos seletivos em pós graduações, iniciações científicas e outras funções acadêmicas e profissionais.

Relação interpessoal:

Ter que solucionar dúvidas de estudantes, ministrar aulas, trabalhar com pessoas de diferentes personalidades e criações são atividades que, com o tempo, vão ajudar o monitor em suas relações interpessoais, pois ele conseguirá ter maior traquejo e prática ao trabalhar com as pessoas.

Docência:

Uma das grandes habilidades que o monitor acadêmico consegue desenvolver é a capacidade de lecionar. Trabalhando como monitor ele conseguirá ter maior eficiência para obter conhecimentos, desenvolverá um raciocínio abstrato mais apurado, conseguirá pensar de forma mais crítica e todas essas características, juntas, tornam o estudante muito mais apto para transmitir seu conhecimento e aprendizado ao longo e após o curso.

Monitoria na faculdade: unindo aprendizagem e bons frutos

Ainda que a disciplina escolhida para monitoria seja apreciada pelo estudante, acompanhar uma turma inteira de colegas na faculdade pode parecer, inicialmente, uma tarefa árdua e complicada, principalmente graças às responsabilidades e à grande quantidade de tarefas que surgirão durante o programa.

O monitor, ao longo de seu ofício, deverá desenvolver bastante jogo de cintura para lidar com os inconvenientes que aparecerão em seu caminho, uma vez que ele terá que lidar com o dia a dia e a rotina estressante de professores e colegas de sala e, além disso, com suas próprias funções enquanto estudante.

Os benefícios, contudo, são certos de surgirem em longo prazo e, com certeza, poderão permanecer durante toda a carreira do estudante, seja ela profissional ou acadêmica. Por isso, não tenha dúvidas que a monitoria de faculdade pode ser uma maneira útil e bastante proveitosa para adquirir características que serão bastante apreciadas em seu futuro acadêmico, pessoal e profissional!